Uma breve História do Breitling Emergency

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Breitling Emergency

A história do Breitling Emergency começa com Ernest Schneider que adquiriu a Breitling em 1979 quando ela estava perto de ter um fim, e conseguiu manter a marca de pé durante a crise do quartzo graças aos modelos icônicos que lançou.

Schneider que foi oficial do Exército Suíço durante a segunda guerra, piloto e engenheiro, na década de 80 estava em uma conferência da OTAN sobre a alta incidência de ativações de resgate falsas, quando surgiu a ideia de um relógio com uma antena localizadora.

Após isso, a Breitling começou a trabalhar com a Dassault Electronique para criar uma tecnologia confiável para ser usada em seus relógios em caso de emergência que tivesse a função de um “farol” de emergência presente nos aviões.

Foram 10 anos de pesquisa e desenvolvimento até o surgimento do Breitling Emergency em 1995.

Inicialmente, o Emergency estava disponível apenas para pilotos licenciados, mas eventualmente o relógio foi oferecido ao público em geral assim que um documento foi assinado reconhecendo suas responsabilidades no pagamento de tentativas de resgate em caso de alarme falso.

Por outro lado a Breitling se ofereceu para substituir para o proprietário o relógio que fosse usado em uma situação de risco real.

O relógio possuia uma antena que, quando ativada, transmitia um sinal de socorro na frequência internacional de 121,5 MHz (para proprietários militares, o micro transmissor foi alterado para operar na banda de socorro militar). Essa transmissão podia ser recebida a até 167 km de distância, informando às autoridades a localização do ativador.

Após vender 40 mil unidades entre 1995 e 2010, e ter ajudado a salvar dezenas de vidas a Breitling voltou com o Emergency II que agora transmitia sinais de frequência 121,5 MHz e 406 MHz codificada digitalmente(monitorada pelo programa internacional de busca e resgate) além de poder ter o sinal recebido por satélites de baixo nível.

Mesmo com toda essa tecnologia, o relógio pesa apenas 144gr graças ao uso do titânio em sua estrutura.

Movimento
SuperQuartz™, electrónico de quartzo termocompensado(10 vezes mais preciso que o Quartz padrão), indicação analógica e digital LCD 12h/24h, indicador de fim de vida da pilha.

 

crise do quartzo – conferência da OTAN – relógio com uma antena localizadora – presente nos aviões – 10 anos de pesquisa e desenvolvimento – responsabilidades no pagamento – risco real – sinal de socorro – salvar dezenas de vidas – Emergency II – apenas 144gr – 10 vezes mais preciso que o Quartz padrão.