Relógios usados pelo ator Daniel Craig, no filme James Bond serão leiloados
Se você, assim como muitos outros, cresceu assistindo as cenas de ação, perseguição e explosão do agente secreto mais famoso do mundo, você com certeza sabe da importância dos equipamentos para o braço direito da rainha (pelo menos na ficção).
Nos dias 15 e 28 de setembro, a Christie’s irá, respectivamente, realizar dois leilões como forma de celebração de 60 anos da presença de James Bond nos telões, e a pioneira casa de leilões possui um catálogo de dar inveja a qualquer colecionador e despertar o interesse de quaisquer fã da saga militar do operativo britânico.
Além de claquetes, ternos, motos e carros utilizados durante as filmagens dos longa metragens, quatro relógios irão ser leiloados no dia 28, dois dos mesmos sendo relógios utilizados pelo ator Daniel Craig durante a filmagem do filme Sem Tempo Para Morrer (2021) e mais dois relógios sendo parte de um set, produzido em quantidade limitada pela Omega, com o autógrafo de George Lazenby, um dos atores que interpretaram o agente secreto no cinema. (que, diga-se de passagem, utilizou um cronógrafo da Rolex da era Pré Daytona, mais especificamente a referência 6238, porém isso não vem ao caso)
Lote 7: Aston Martin DB5, uma das 8 réplicas feitos para utilização das cenas de ação do filme.
Começando no melhor estilo “sobremesa primeiro e almoço depois”, iremos começar pela parte mais interessante: com o Omega Seamaster Professional utilizado por Daniel Craig em Sem Tempo Para Morrer (2021), ref. 210.90.42.20.01.001.
Lote 3: O Omega Seamaster Professional utilizado por Daniel Craig. (Fonte: Christie’s)
Este relógio fez parte de uma edição limitada lançada pela Omega em 2021, como uma forma de parceria e promoção do novo filme. Se trata do clássico Seamaster Professional que amamos, um relógio de mergulho automático, medindo 42mm de diâmetro, com 300 metros de resistência à água, válvula de escape de hélio às 10 horas, uma coroa rosqueada, cristal de safira e o calibre 8806 da Omega alimentando toda essa máquina.
Porém esse modelo em específico possui uma nova adição muito bem vinda no departamento estético: a participação do próprio Daniel Craig nas escolhas visuais do modelo. Parece que o ator britânico levou ao pé da letra o termo “relógio militar” e quis deixar claro que o seu James Bond, além de salvar o mundo, também possui um pezinho ou outro mergulhado na piscina da horologia.
Ao invés de cerâmica, um material bem mais longínquo e resistente, fora usado alumínio, tanto na luneta quanto no mostrador do relógio, para que ele pudesse exibir sinais de envelhecimento dentro de alguns anos, e uma tinta luminosa com um tom alaranjado foi escolhida para preencher os indicadores de horas, os ponteiros e a luneta, dando um tom de “pátina falsa”, como se este relógio tivesse sido transportado diretamente do pulso de um marinheiro dos anos 70.
A escolha do material (incomum nos dias de hoje) foi feita deliberadamente pela Omega. (Fonte: Christie’s)
Dizem que a imitação é a forma mais sincera de um elogio, e isso fica claro ao analisarmos a tampa traseira deste relógio, pois aqui podemos enxergar várias referências a um passado não tão distante, onde soldados, marinheiros e fuzileiros precisavam contar com seus relógios mecânicos. Isso porque a tampa é gravada com diversos códigos, códigos esses presentes nos relógios feitos para militares nas décadas de 50, 60 e 70, como requerimento dos contratantes.
Este relógio com certeza foi responsável por alguns colecionadores indo atrás desta informação nos fóruns e blogs de relógios. (Fonte: Christie’s)
Essa seta presente no topo da tampa (a “broad arrow”) era estampada nos relógios produzidos para o governo britânico, ou seja, é um símbolo usado pelo ministério da defesa em seus equipamentos.
O “552” era estampado quando este relógio era feito para a marinha real.
Os números “923/7697” representavam que este relógio se tratava de um relógio para mergulho.
A letra “A” significava que este modelo possuía uma coroa de rosca.
E os termos “007” e “62” são colocados somente por questões comerciais, sendo, respectivamente: o código de identificação de James Bond e o ano de lançamento do primeiro filme do agente.
Nos relógios originais, produzidos para os militares, no lugar de “007” estaria o número de série do relógio e “62” seria substituído pelo ano de fabricação.
Este lote acompanha uma caixa customizada, estampada com os dizeres “Usado por Daniel Craig durante filme” e “Como James Bond em Sem Tempo Para Morrer”, acompanha um certificado assinado pelo ator e mais dois produtores do filme e possui uma estimativa de 15 a 20 mil libras.
Outro relógio utilizado por Daniel Craig, também em Sem Tempo Para Morrer, foi este Omega Seamaster Aquaterra, ref. 231.10.42.21.03.003, uma opção mais formal para o agente secreto mais bem vestido dos cinemas.
Lote 14: uma opção extremamente elegante e versátil para qualquer ocasião. (Fonte: Christie’s)
A família Aquaterra presta uma clara homenagem à robusta herança marítima da Omega, e este modelo consegue unir esse estilo mais tradicional sem perder as conveniências que a modernidade pode trazer.
Esse modelo mede 41,5mm em aço, possui um mostrador azul lacado e escovado, uma janela de data ás 3 horas, um cristal de safira é abastecido pelo calibre Co-Axial 8500 da Omega, uma máquina altamente capaz de manter sua precisão e de resistir a campos magnéticos superiores a 15 mil gauss, podendo ser visto pela tampa traseira transparente na parte de trás do relógio.
Este modelo não possui tanta personalidade quanto o outro relógio utilizado no filme, porém ainda é uma ótima escolha para quem deseja sentir na pele o gostinho do serviço secreto. Ele também acompanha uma caixa customizada com a mesma estampa do outro modelo usado pelo Daniel Craig e também é possível notar um minúsculo “not for sale” (não está à venda) gravado na parte de trás de uma das garras, de maneira bem discreta. Este lote possui uma estimativa de 15 a 20 mil libras.
Caixa customizada feita pela Omega. (Fonte: Christie’s)
E para finalizar, para aquele colecionador indeciso e que nunca está satisfeito, batalhando por apenas um lote deste evento pode te recompensar com a oportunidade de adquirir não só um porém dois relógios, partes de uma edição extremamente limitada.
O lote 21 do leilão engloba este set feito pela Omega em 2019, onde dois Omega Seamasters Professionals são apresentados em todo seu esplendor dentro de uma maleta Globe-Trotter, uma fabricante britânica de bagagem de luxo.
Lote 21: Uma edição limitada que vendeu feito água no curto período em que esteve disponível.. (Fonte: Christie’s)
Essa edição foi limitada a 257 unidades (esta a que estou me referindo se trata da unidade 229) e foi fabricada em comemoração aos 50 anos do filme A Serviço Secreto de Sua Majestade, lançado em 1969 e estrelando George Lazenby como James Bond.
Dentro desta magnífica embalagem, o sortudo vencedor deste lote irá encontrar dois modelos da Linha Seamaster Professional 300m, um produzido em ouro amarelo e o outro em aço inoxidável, ambos 42mm, automáticos e são movidos pelo calibre 8807 e 8806, respectivamente.
Ambos os relógios são repletos de pequenas referências a franquia de espionagem, como o brasão da família Bond sendo reproduzido no mostrador e na parte traseira, o design do mostrador no formato do cano de uma arma (em referência a clássica cena que todos nós já vimos diversas vezes), um pequenino 007 ás 7 horas e o número 50 escondido dentro do indicador de 10 horas, visível somente no escuro.
Um modelo pode ser usado para jantares em hotéis de luxo e o outro para uma perseguição de carro na Ponte da Torre em Londres. (Fonte: James Bond Lifestyle)
Ambos os relógios possuem duas plaquetas de metal precioso parafusadas na lateral (ouro amarelo para o modelo em aço e ouro branco para o modelo em ouro amarelo), indicando o número do set, vêm acompanhados de uma pulseira de borracha porém possuem uma pulseira NATO adicional cada um e um bracelete para o modelo de aço.
Este set possui uma assinatura do próprio George Lazenby na parte interior da caixa, o que quase compensa o fato de que nenhum destes lotes acompanha a licença para matar, e a estimativa de valor para este kit é de 40 a 60 mil libras.