Fases da Lua
O nosso “Astro da noite” sempre fascinou o Homo sapiens, e graças à ele que foi criado uma das três primeiras unidades de medição do tempo: o mês!
É incrível a riqueza de sistemas, materiais e habilidades que podemos achar nos mostradores! E é por isso que eu a escolhi como segunda complicação para apresentar para vocês.
A “Fase da Lua” é uma complicação astronômica que reproduz o ciclo lunar. Os mecanismos mais simples são compostos de uma roda com 59 dentes na qual são ilustradas duas Luas e empurrada de um dente à cada 24 horas, dando uma volta à cada duas lunações (tempo percorrido entre duas luas novas consecutivas).
Como uma lunação dura 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2,8 segundos, uma correção deve ser feita à cada 2 anos, 7 meses e 20 dias. No sistema chamado “Lua Astronômica” essa correção será necessária somente à cada 122 anos.
Os mestres e manufaturas relojoeiros não param de inovar! O Fase da Lua da IWC Schaffhausen tem uma precisão de 1 dia por 577,5 anos.
Christiaan Van der Klaauw, mestre no ramo dos relógios astronômicos, conseguiu obter 1 dia à cada 11.000 anos e a “Sauterelle à lune perpetuelle” de Andreas Strehler, a 2.045 milhões de anos.
E para terminar, um dos sistemas que eu mais gosto: o “Arceau L’Heure de la Lune”, da Hermès, propõe duas luas fixas, que são gradualmente escondidas por dois mostradores móveis. Oferecendo assim, a imagem da Lua tal qual podemos a observar nos hemisférios Norte e no Sul.
Texto por @angelique.habillage
Foto 1: Adobe photo
Foto 2: Vicenterra Astroluna T1 AVENTURINE
Foto 3: IW503601
GRANDE MONTRE D’AVIATEUR CALENDRIER PERPÉTUEL SPITFIRE
Foto 4: CVDK real moon joure green meteorite rose gold
Foto 5: Andreas Strehler – Sauterelle à lune perpetuelle
Foto 6: Arceau L’Heure de la Lune da Hermès
Video 7: Lua astronômica por Audemars Piguet